A Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou, na noite desta segunda-feira (15), um evento para premiar os melhores do Barezão 2024. Os premiados foram escolhidos por 178 jornalistas e cronistas esportivos do Amazonas.
Os torcedores também votaram, escolhendo o craque da galera, com mais de 3 mil votos. A cerimônia contou ainda com uma homenagem à Aderbal Lana, técnico com mais títulos na história do Campeonato Amazonense.
Premiados
A votação dos melhores do campeonato deste ano premiou os participantes do torneio nas seguintes categorias: melhor goleiro; lateral-direito; primeiro e segundo zagueiros; lateral-esquerdo; volante; primeiro e segundo meio-campistas; primeiro e segundo atacantes; centroavante e treinador. Os melhores árbitros também foram premiados.
Campeão geral e do returno, o Manaus FC foi a equipe com mais representantes na seleção do campeonato, com seis atletas, seguido por Amazonas, com três, Parintins, com dois e São Raimundo, com um representante.
Com a votação dos jornalistas e cronistas, a seleção do Barezão 2024 foi escalada em um 4-3-3, com a seguinte escalação:
- Goleiro: Douglas (São Raimundo);
- Lateral-direito: Állefe (RPE Parintins);
- Primeiro Zagueiro: Fabiano (Amazonas FC);
- Segundo Zagueiro: Gutierrez (Manaus FC);
- Lateral-esquerdo: Wendel Nery (Manaus FC);
- Volante: Victor Léo (RPE Parintins);
- Primeiro meio-campista: Gharib (Manaus FC);
- Segundo meio-campista: Diego Torres (Amazonas FC);
- Primeiro atacante: Renanzinho (Manaus FC);
- Segundo atacante: Ibiapino (Manaus FC);
- Centroavante: Sassá (Amazonas FC);
- Treinador: Renatinho Potiguar (Manaus FC).
Nas outras premiações individuais, Cocote (Unidos do Alvorada) foi eleito a Revelação do Campeonato e Caboco da Terra. Antônio Carlos Pequeno Frutuoso foi eleito o melhor árbitro. Como melhores assistentes, foram escolhidos Anne Kesy Gomes de Sá e Alexsandro Lira de Alexandre.
Rafael Ibiapino, atacante do Manaus FC, foi o maior goleador do campeonato, com sete gols, e recebeu o troféu de artilheiro. Também do Gavião, o atacante Renanzinho foi eleito o Craque da Galera, pela votação popular.