O dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Botafogo, John Textor, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por quarenta e cinco dias e multado em R$ 100 mil devido às ofensas proferidas após a derrota para o Palmeiras no Brasileirão 2023.
A decisão foi tomada em última instância e não cabe mais recurso. John Textor já cumpriu vinte e oito dias de punição e na prática cumprirá dezessete dias de punição.
O norte-americano foi denunciado três vezes por ofensa à honra (artigo 243-F) e uma vez por invadir local destinado à equipe de arbitragem ou o local da partida (artigo 258-B). Por acúmulo de infrações, Textor foi enquadrado no artigo 184.
A punição de quarenta e cinco dias e multa está dividida em: trinta dias e multa de R$ 100 mil para o artigo 243-F e quinze dias no artigo 258-B.
A defesa do americano alega que Textor possuía direito para entrar em campo e que o que aconteceu não configuraria invasão. O relato informa que ele entrou em campo para rezar junto com a equipe.
Textor recebeu punição preventiva inicial de trinta dias, aumentada para trinta e cinco após julgamento. O Botafogo solicitou efeito suspensivo para a reta final do Brasileirão e teve o pedido acatado, voltando a ser julgado agora.