Flamengo, Palmeiras e São Paulo anunciaram, nesta terça-feira (7), uma iniciativa em conjunto para apoiar as equipes do Grêmio, Internacional e Juventude, clubes do Rio Grande do Sul que estão sendo afetados pelas inundações no estado.
Os três times colocaram suas infraestruturas à disposição dos gaúchos para que eles possam utilizar, caso desejem, as instalações para alojamento, treinamentos e jogos.
O Flamengo disponibilizará o Ninho do Urubu; o Palmeiras oferece a Academia de Futebol, o Allianz Parque e a Arena Barueri; o São Paulo propõe acolhimento no CT de Cotia e no MorumBIS.
A nota conjunta das equipes pede também à CBF que a entidade disponibilize a Granja Comary, como mais um local de abrigo aos clubes gaúchos, entre outras formas de apoio.
Jogos dos gaúchos adiados
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na manhã desta terça-feira (7), que os jogos dos times gaúchos, sejam como mandantes ou visitantes, organizadas pela entidade e que acontecem até o dia 27 deste mês, foram adiadas devido às inundações no Rio Grande do Sul (RS).
A entidade prestou solidariedade para os afetados com a situação no sul do país e reforçou que o foco atual deve ser o atendimento às necessidades imediatas e emergenciais da população.
Enchente histórica
O Rio Grande do Sul enfrenta fortes chuvas desde o dia 27 de abril. Com o grande acúmulo de água, a quantidade de municípios em situação de calamidade chegou a 385 cidades.
Em boletim divulgado na segunda-feira (6) pela Defesa Civil do RS, o número total de mortos pelas inundações chegou a 85 pessoas. Além disso, 134 pessoas seguem desaparecidas e mais de 200 mil desabrigadas.
As inundações também afetaram as estruturas das equipes do estado. Em Porto Alegre, os estádios de Grêmio e Internacional foram tomados pela água.
Por conta dessas situações, a CBF, em conjunto com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), decidiu adiar os jogos dos times gaúchos.