A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, na noite desta quarta-feira (15), que o Brasileirão Série A será paralisado por duas rodadas, por conta das tragédias que ocorreram no Rio Grande do Sul.
A paralisação foi um pedido de 15 dos 20 clubes da Série A e as rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro, que acontecem até o dia 26 de maio, estão suspensas até a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A, que acontece no dia 27.
O pedido também foi realizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que possui três equipes – Grêmio, Internacional e Juventude – como representantes na elite do futebol brasileiro.
O comunicado da CBF informa ainda que essas rodadas do Brasileirão, e os outros jogos envolvendo equipes gaúchas já adiados, serão disputados em datas futuras.
As outras competições organizadas da entidade envolvendo clubes do Rio Grande do Sul, tem suas disputas mantidas, com exceção das partidas envolvendo as equipes do estado. A CBF já havia decidido adiar os jogos das equipes gaúchas.
Além dos clubes e da FGF, o Ministério do Esporte do Brasil já havia solicitado a paralisação da competição, em ofício enviado no dia 10 de maio.
Veja abaixo parte do comunicado da CBF:
“Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.
Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário”, informa o comunicado.
A íntegra da decisão está disponível no site da entidade.