O Flamengo apresentou oficialmente Filipe Luís como o novo técnico da equipe para o restante da temporada 2024.
Filipe, que encerrou sua carreira como jogador profissional há cerca de um ano, estava visivelmente feliz durante a apresentação.
Assim, em suas primeiras palavras, o treinador destacou a importância da torcida já na partida diante do Corinthians.
“Sei que a expectativa é muito alta e eu gostaria muito e já aproveito para pedir, que essa comunhão exista no jogo. Porque eu vi essa torcida ganhar jogo para a gente. Eu senti essa energia e a gente precisa recuperar isso. Que o estádio não esteja dividido. Que esta torcida esteja sempre animando nosso time que precisa muito desse apoio e trabalho não vai faltar. Tanto eu como todos os jogadores vamos continuar dando a vida pelo Flamengo para convencer ele no campo de que eles tem que apoiar a gente”
Filipe também falou sobre o momento de sua estreia, logo diante uma semifinal de Copa do Brasil.
“Eu acho o melhor jogo para poder estrear, um jogo importante. Um jogo onde tenha uma pressão, tenha peso, uma semifinal. Porque quando eu jogava pelo menos, o mais difícil era motivar um jogo que não tinha muita transcendência. Ou até mesmo uma fase do campeonato onde o time não consegue se motivar tanto. E esse jogo aqui não precisa motivar ninguém. Os jogadores estão super motivados. Todos querem ganhar, todos querem passar e chegar nessa final. E para isso vamos ter que fazer um jogo de excelência. Ir tentando recuperar a confiança outra vez”.
A relação com os atletas do elenco profissional também foi questionada.
No entanto, o treinador fez questão de levantar os pontos positivos e negativos da convivência.
“Tem os prós e contras. Os prós é que eu conheço esse grupo como ninguém. Eu sei das lideranças, eu sei o que acontece, eu tava presente durante cinco anos nesse mesmo grupo. Acho que chegaram 3 ou 4 jogadores desde que eu me aposentei. E sei qeu vou tomar decisões que vão incomodar alguns jogadores e alguns deles vão ficar bravos comigo. Mas não é com o Filipe Luís pessoa. É com o Filipe Luís treinador. Então é importante separar isso. Que a maior forma de respeitar todos os jogadores é treinando e deixando eles preparados para o jogo. Depois as decisões vão agradar alguns, outros não. Mas o importante é que a cobrança e os elogios vão existir em todos os momentos quando for necessário.”
Filipe Luís foi contundente quando o assunto foi a comparação do trabalho do ex-lateral com Tite, técnico demitido na última segunda-feira (30).
“Não só eles, se não a todos os outros que passaram antes. A exigência aqui é máxima. Tem que ganhar e eu quero como treinador fazer uma nova história. Não quero que me comparem como outro treinador. Quero que todo mundo pense daqui pra frente. Então respeito e fico muito feliz com todos que conquistaram antes, mas agora eu quero ver um novo Flamengo que é o meu Flamengo. O Flamengo do Filipe Luís.
Como eu falo, respeito, admiro a todos aprendi muito com muitos treinadores que eu trabalhei aqui. Agradeço muito todos que trabalharam e passaram antes, que fizeram história aqui, que ajudaram o clube a crescer. Mas agora é desse ponto, para frente”.
Para dar tranquilidade ao novo treinador, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, confirmou que Filipe Luís assinará contrato até o final de 2025.
“O contrato do Filipe será assinado até dezembro de 2025. Quanto a nota oficial, foi um erro meu na hora que a gente tava. Era muito cedo, as coisas estavam sendo feitas de uma maneira bem rápida para que a gente não tivesse o vazamento, como não teve. Então foi isso que aconteceu, mas o Filipe estará com contrato até o final de 2025 e é o técnico do Flamengo”