Nos próximos dias 18 e 19 de maio, Manaus receberá a Fase Regional Norte 1, nas categorias Feminino e Masculino, da Copa do Brasil de Flag Football.
Ao todo, são sete equipes masculinas e quatro equipes femininas. Os jogos da competição serão disputados na Vila Olímpica de Manaus.
A fase 2 da competição aconteceu nos dias 20 e 21 de abril, em Belém, no Pará. Na categoria feminina, o Remo conquistou o título. No masculino, o North Indians levantou o troféu.
Os torneios dão vaga na Superfinal da Copa do Brasil, que deve acontecer em novembro deste ano. A divisão dos grupos da Fase Regional Norte 1 da Copa do Brasil, em Manaus, são;
Masculino:
- Grupo A: Black Hawks, Manaus Cavaliers, Amazonas Preguiças e FAE Flag Football;
- Grupo B: Ajuricaba Warriors, Manaus Flag Football e Berserkers.
No feminino, há apenas um grupo, dividido em: Valkyrias, Manaus Cavaliers, Black Hawks e Boa Vista Nornas.
Além das equipes da região Norte, as outras quatro regiões do Brasil tem equipes disputando as etapas regionais.
A Superfinal Feminina também será realizada em Manaus. A capital do Amazonas recebe a competição que acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.
O que é Flag Football
A modalidade deriva do Futebol Americano e tem o mesmo objetivo do esporte americano: avançar a bola pelo território adversário e marcar pontos, os chamados “touchdowns“. A grande diferença é que no Flag Football os competidores não usam equipamentos de proteção.
No Futebol Americano, os atletas precisam derrubar os outros para impedir o avanço com a bola. No Flag Football, não é necessário derrubar o outro, basta pegar uma das fitas que eles usam na cintura.
A modalidade tem diversas adaptações e formas de se jogar. Dependendo do número de atletas, que começa com um mínimo de cinco, cada categoria da modalidade pode ter regras diferentes.
O esporte estará presente nas Olimpíadas, a partir da edição de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.