O Ministério do Esporte formalizou um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de paralisação do Campeonato Brasileiro devido aos impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
O ofício, assinado pelo ministro André Fufuca e enviado à entidade máxima do futebol brasileiro na sexta-feira (10), destaca a necessidade de paralisação do Campeonato Brasileiro para priorizar a situação emergencial em meio à catástrofe.
“No atual cenário de tragédia que assola o Rio Grande do Sul, a paralisação do Campeonato Brasileiro torna-se imperativa. Esta solicitação vai além dos campos de futebol, abrangendo todos os envolvidos no esporte, bem como suas famílias e entes queridos, que atualmente se dedicam à sobrevivência e reconstrução de suas vidas e lares”, afirma o documento.
O comunicado do Ministério do Esporte enfatiza o apoio nacional aos afetados pela calamidade no estado gaúcho, que mobiliza esforços de todo o país em solidariedade aos jogadores, familiares e comunidades locais.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, declarou que o calendário do futebol nacional é decidido pelo Conselho Técnico de Clubes, que engloba todas as equipes em cada competição da entidade.
Segundo dados da Defesa Civil estadual, as intensas chuvas já resultaram em 116 vítimas fatais e afetaram aproximadamente 1,9 milhão de pessoas em 437 municípios.
No total, mais de 400 mil pessoas precisaram buscar abrigo temporário, sendo 337.346 desalojadas e 70.772 desabrigadas.
*Com informações da Agência Brasil