A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que, no regulamento da Copa Verde de 2025, o campeão não garantirá mais vaga na terceira fase da Copa do Brasil. A mudança também se aplica à Copa do Nordeste e foi oficializada no documento publicado no site da entidade.
De acordo com Thiago Durante, diretor-executivo da Federação Amazonense de Futebol (FAF), a CBF busca fazer uma reformulação em todas as federações, por isso, a decisão do vencedor não garantir esse acesso.
“A CBF pediu que todas as federações não colocassem os seus vencedores, vamos dizer assim, que garantiriam vaga nas competições nacionais, que não colocassem isso em regulamento. E assim ela fez no dela também. Então, no dela (regulamento), não tem garantia que o campeão da Copa Verde vai estar na terceira fase da Copa do Brasil. Mas para que esteja garantido o poder de reformulação para 2026.”, explicou o dirigente.
A edição de 2025 contará com a participação dos paraenses Paysandu (atual campeão), Remo e Águia de Marabá. O torneio começa em 22 de janeiro com 24 clubes e mantém o formato de cinco fases, semelhante ao da última edição. Na primeira etapa, os 16 clubes classificados disputarão confrontos únicos e eliminatórios.
Manaus e Amazonas
Na segunda fase, estarão presentes os oito times melhor classificados no ranking da CBF: Remo, Paysandu, Vila Nova-GO, Cuiabá-MT, Goiás-GO, Amazonas-AM, Manaus-AM e Águia de Marabá.
Para os representantes amazonenses, Manaus e Amazonas, o torneio começa dia 5 de fevereiro. O Manaus enfrenta o ganhador do duelo Águia de Marabá x União–TO. Já o Amazonas, encara o vencedor do duelo entre Tocantinópolis x Independência-AC.
Copa Verde
Após os duelos eliminatórios iniciais, os vencedores avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a final. As datas previstas para as fases incluem:
- Primeira fase: 22 de janeiro
- Segunda fase: 05 de fevereiro
- Terceira fase: 12 e 19 de fevereiro ou 26 de fevereiro
- Semifinais: 06 ou 12 de março (ida) e 19 de março (volta)
- Final: 09 de abril (ida) e 23 de abril (volta)