O técnico Aderbal Lana, de 78 anos, foi anunciado como o novo comandante do Amazonas Futebol Clube para a temporada 2025. Com vasta experiência no futebol amazonense e mais de 10 títulos conquistados ao longo de sua carreira, Lana assume o desafio de liderar o time em quatro competições ao longo do ano.

O treinador chega ao clube acompanhado de seu auxiliar técnico, Yorran Lana, e já iniciou os trabalhos para montar uma equipe competitiva.

“Sabemos que muitos jogadores deixaram o clube e outros chegaram. O tempo é curto para fazer o que desejamos, mas estamos nos dedicando muito para formar uma equipe forte. Se Deus quiser, este será meu último ano como treinador”, declarou Lana, que agora lidera a Onça-pintada.

Aderbal Lana também comentou sobre sua chegada ao Amazonas e abordou as críticas relacionadas à sua idade: “É muita crítica, né, pela minha idade. Talvez um pouco de inveja. Eu, com a idade que tenho, estou sadio e inteiro,” afirmou o treinador.

O primeiro compromisso de Lana à frente do Aurinegro será no dia 25 de janeiro, contra o Sete, no estádio Larissa Silva, em Presidente Figueiredo, às 15h30, pela rodada de abertura do Campeonato Amazonense 2025. Além do Estadual, o Amazonas Futebol Clube disputará as Copas Verde e do Brasil, além da Série B do Campeonato Brasileiro.

Aposentadoria de Aderbal Lana no Amazonas

O Amazonas FC é o décimo time que Aderbal Lana, natural de Uberlândia (MG), comanda. A “velha raposa” fala que o time deve ser o último da sua carreira.

“Sim [sobre a aposentadoria]. Há muito tempo que a gente vem tomando essa decisão, mas nunca tem jeito porque sempre tem um convite. Mas se o homem lá em cima me ajudar, esse ano vai ser o último.”, Aderbal Lana, técnico do Amazonas FC.

Aderbal é o técnico mais antigo em atividade no Brasil. Na carreira, conta com oito títulos estaduais: quatro com o Nacional (1986, 1991, 2012, 2015), três com o São Raimundo (1997, 1998 e 1999) e um com o Manaus (2017), além de três Copas Norte (1999, 2000 e 2001) e um vice-campeonato da Série C do Campeonato Brasileiro (1999).