Ícone do site Portal Norte

Copa do Brasil 2024: sorteio define confrontos e mandos de campo nesta terça, 30

Sorteio da Copa do Brasil será realizado nesta terça-feira (30) - Foto: Reprodução/Alexandre Loureiro/CBF

Sorteio da Copa do Brasil será realizado nesta terça-feira (30) - Foto: Reprodução/Alexandre Loureiro/CBF

O sorteio dos confrontos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2024 será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 15h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ).

Com a participação de 80 clubes, o sorteio também determinará a ordem dos mandos de campo para a segunda fase da competição.

As duas primeiras etapas da Copa do Brasil seguem o formato de jogos únicos.

Primeira fase

Na primeira fase, os times com piores posições no ranking de clubes da CBF de 2024, divulgado após o encerramento do Campeonato Brasileiro do ano anterior, jogarão em casa, enquanto os times mais bem colocados avançam com um empate.

Segunda fase

Já na segunda fase, em caso de empate no placar, a definição dos classificados ocorrerá através de disputa de pênaltis, com o mando de campo já indicado no sorteio desta terça-feira.

Para o sorteio, os 80 clubes foram distribuídos em oito potes, com base no ranking de clubes da CBF de 2024.

Os 40 clubes mais bem posicionados ocuparão os potes A, B, C e D, jogando pelo empate na primeira fase, enquanto os clubes nos potes E, F, G e H terão o mando de campo.

Além disso, o sorteio também determinará os chaveamentos para os confrontos da segunda fase, considerando se o vencedor de um confronto na primeira fase jogará em casa ou fora na etapa seguinte.

Terceira fase

Uma mudança significativa nesta edição da Copa do Brasil é a inclusão de mais 12 times que só entrarão na competição a partir da terceira fase.

Esses times incluem grandes clubes como Palmeiras, São Paulo, Flamengo, entre outros, que disputarão a Libertadores, além de outros clubes classificados via Brasileiro do ano anterior e campeões de competições regionais e nacionais.

Fora da competição

Essa edição da Copa do Brasil marca também a primeira vez que a CBF aboliu as classificações para a competição via ranking, destinando as 80 vagas para as 27 federações distribuírem em suas competições estaduais.

Isso resultou em algumas ausências notáveis, incluindo o Santos, que não disputará a Copa do Brasil após 12 anos, além de outros clubes tradicionais como Náutico, Santa Cruz, Avaí, Chapecoense, entre outros.

Confira os potes e confrontos

Calendário Copa do Brasil 2024

Premiação

Sair da versão mobile