LDU e Fluminense entram em campo nesta quinta-feira (22) pela final da Recopa Sul-Americana. O jogo será às 21h30 (horário de Brasília).
O jogo, que é o primeiro dos dois duelos da final da competição, será no estádio Estadio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.
Mandante da partida, a LDU é a atual campeã da Sul-Americana. Em 2023, o time equatoriano derrotou o Fortaleza nos pênaltis na final e conquistou seu 2º título da competição.
A equipe equatoriana entrou em campo apenas uma vez neste ano. A partida foi um amistoso contra a Universidad Católica do Equador e terminou com vitória para a LDU pelo placar de 2 a 0.
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense chega para a decisão ainda invicto na temporada.
O time de Fernando Diniz tem 6 vitórias e 3 empates até o momento e é vice-líder do campeonato carioca, empatado com o Flamengo (1ª colocado) em 21 pontos.
A partida da volta será na quinta (29) da próxima semana, no Maracanã, no Rio, às 21h30 (horário de Brasília).
“Rivalidade” histórica
A partida desta quinta não será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam. O confronto entre os dois times já ocorreu 8 vezes antes.
Em 2008, as equipes se enfrentaram 4 vezes na Copa Libertadores da América. Foram 2 jogos pela fase de grupos, com o Fluminense levando a melhor em um deles e a outra partida acabando empatada.
Ainda nesta edição do torneio, os times se encontraram novamente e dessa vez na final da competição. A LDU venceu na ida e o Fluminense na volta. Nos pênaltis, a Ceballos defendeu 3 pênaltis, consagrando a LDU campeã.
Em 2009 os dois voltaram a se enfrentar, dessa vez na final da Copa Sul-Americana. Com um placar agregado de 5 a 4, a LDU conquistou novamente um título continental derrotando o Fluminense na final.
Em 2017 as equipes se encontraram novamente na Sul-Americana, dessa vez nas oitavas de final. O Fluminense levou a melhor após vencer o jogo de ida por 1 a 0 e perder a volta por 2 a 1. À época, os gols marcados fora de casa eram critério de desempate. Com isso, o Fluminense avançou.