No próximo sábado (13), acontece o Torneio Relâmpago Indígena 2024. Os jogos começam às 8h (horário de Manaus), no Estádio Roberto Simonsen do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Clube do Trabalhador.

O evento celebra o mês dos Povos Indígenas e é organizado pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fipeam). As inscrições para equipes de futebol de campo masculino e feminino encerraram no dia 8 de abril.

A disputa tem o objetivo de ampliar a visibilidade dos povos indígenas e celebrar o mês dos povos originários, cuja data alusiva é o dia 19 de abril.

Durante a abertura do torneio, haverá a entrada solene das equipes, autoridades locais e rainhas dos povos indígenas. O Hino Nacional Brasileiro será executado, mas na língua materna dos povos originários para valorizar as tradições e simbolizar o respeito.

O diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão, enfatiza a importância da competição. “O torneio não apenas destaca o talento esportivo dos povos indígenas, mas também reforça nossa missão de preservar e valorizar sua cultura única”, comenta.

Após a cerimônia de abertura ocorrerão discursos para destacar a importância de preservar a cultura dos povos indígenas e a relevância do esporte para a inclusão e diversidade. Também haverá uma feira, durante o torneio, com peças de artesanato à venda.

*Com informações da Assessoria