Neymar, Vinícius Júnior, Rodrygo, Estevão e Endrick. Esses são os nomes que ainda podem “salvar” a seleção brasileira de acordo com o ex-técnico, Valderlei Luxenburgo. O apelo foi publicado em um vídeo nas redes sociais dele, após o Brasil ser derrotado fora de casa durante o jogo contra o Paraguai pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa 2026.

Preocupado, Luxenburgo disse que sente os jogadores cada vez mais afastados dos torcedores. De acordo com o técnico, eles são conceituados fora do Brasil, como na Europa, por exemplo. No entanto, quando jogam pelo país, “falta brilho em campo”, conforme o ex-treinador.

“Jogadores como Estêvão, Endrick, Vinícius Júnior, Rodrygo e Neymar são jogadores talentosos. Tem que botar essa essência para fora. Eles têm que criar essa empatia em campo, com a seleção e a população brasileira. Se não tiver isso, não vai funcionar”, disse Luxa na publicação.

Ademais, o ex-técnico da seleção comentou que sente que os brasileiros não se sentem atraídos com os jogos do Brasil, e notou que a falta de interesse dos torcedores brasileiros é uma consequência do “futebol apático” que está acontecendo em campo.

“Eu percebi, caminhando pela rua até o local que eu ia assistir o jogo, eu não vi mais nenhum restaurante, nenhum bar, nenhum boteco, seja lá o que for, com uma televisão e passando o jogo da seleção brasileira. A empatia da seleção brasileira com a população inexiste. Não existe mais!”, declarou Luxemburgo.

A seleção brasileira volta disputar as Eliminatórias da Copa 2026 no dia 10 de outubro, contra o Chile. Por causa da última derrota, a seleção desceu uma posição na tabela de classificação e agora está em quinto lugar com 10 pontos.

Repercussão

Nos comentários da publicação, os seguidores concordaram com o posicionamento de Luxemburgo e disseram que a análise do ex-técnico foi correta: “Análise perfeita”. Outros, inclusive comentaram no post pedindo pela volta de Luxa para a seleção brasileira. “Luxa volta pra seleção brasileira?! Precisamos de treinador como você, sempre foi o melhor aonde passou”, disse um dos seguidores.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.