O atacante brasileiro Vini Jr. foi escolhido o melhor jogador do mundo na premiação FIFA The Best 2024, realizada em Doha, no Catar, nesta terça-feira (17). O prêmio marca um momento histórico: Vini Jr. é o primeiro brasileiro a vencer a honraria desde Kaká, em 2007.
Aos 24 anos, o craque se torna o segundo brasileiro mais jovem a receber o troféu, ficando atrás apenas de Ronaldo Fenômeno, que venceu aos 20 anos, em 1996.
Além de Vini Jr., o Brasil acumula outras conquistas na história do prêmio, como as vitórias de Ronaldinho Gaúcho, em 2004, e Romário, em 1994. No entanto, o reconhecimento em 2024 solidifica a nova geração brasileira no topo do futebol mundial.
Em seu discurso de aceitação no The Best, Vini Jr. emocionou o público ao lembrar sua infância humilde em São Gonçalo, Rio de Janeiro:
“Eu era apenas uma criança que jogava descalço nas ruas, cercado por pobreza e criminalidade. Hoje, estar aqui representa um sonho realizado. Quero inspirar outras crianças a acreditarem que nada é impossível.”
Vestindo a camisa do Real Madrid, Vinícius Júnior foi peça-chave nas conquistas da temporada 2023/24. O brasileiro brilhou em títulos como a UEFA Champions League, La Liga, Supercopa da UEFA e Supercopa da Espanha.
Apesar de não conquistar a Bola de Ouro 2024, que foi entregue ao espanhol Rodri, do Manchester City, Vini Jr. continua a fazer história. Curiosamente, 70% das vezes os vencedores do FIFA The Best e da Bola de Ouro coincidem, mas outros brasileiros, como Ronaldo e Ronaldinho, também já quebraram essa tendência no passado.
Vini Jr. na temporada 2023/24
A temporada de Vinícius foi marcada por números expressivos. Em 49 jogos disputados por clube e seleção, o atacante acumulou:
- 26 gols: 24 pelo Real Madrid e 2 pela Seleção Brasileira;
- 11 assistências: 9 pelo Real Madrid e 2 pela Seleção Brasileira.
Além disso, o brasileiro conquistou prêmios individuais importantes:
- Melhor jogador da UEFA Champions League 2023/24;
- Eleito o craque do mês de março na La Liga;
- Inclusão na equipe ideal da Champions League pelo terceiro ano consecutivo.
Com informações do portal ge.