Ícone do site Portal Norte

Presidente da CBF vai pedir ‘punição’ a clube que tiver torcedor envolvido em atos de racismo na Liberta e Sul-Americana

Uma “punição esportiva” será pedida aos clubes em casos de racismo. Essa é a intenção do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

Ainda nesta sexta-feira, 06, a CBF vai enviar um documento à Conmebol solicitando uma “pena mais dura” e propondo a retirada de “pelo menos um ponto” dos times que tiverem torcedores envolvidos em atos de racismo na Libertadores e na Sul-Americana.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envei esta notícia no seu Telegram

Ele segue uma linha ‘esticada’ pela Conmebol na semana passada que anunciou que pretende aumentar a multa aos clubes cujos torcedores cometerem esses atos.

“Não concordo com apenas multa financeira ao clube que tiver um torcedor racista. Não se combate à discriminação apenas aumentando a multa. Tem que ser de forma mais dura”, disse Ednaldo.

No ofício, Rodrigues vai pedir uma reunião extraordinária do Comissão de Competições da Conmebol para discutir a proposta.

“O clube precisa sofrer uma punição esportiva. Quero que o time do torcedor identificado cometendo um ato racista perca pelo menos um ponto na tabela do campeonato. Só assim acredito que vamos pacificar os estádios” – disse o presidente da CBF.

Casos recorrentes

Nesta edição da Libertadores, diversos casos de racismo foram registrados contra brasileiros em jogos.

Houve atos racistas da torcida do River Plate contra a do Fortaleza em Buenos Aires, do Emelec contra o Palmeiras em Guaiaquil, do Boca Juniors contra o Corinthians em São Paulo, do Estudiantes contra o Bragantino em La Plata e da Universidad Católica contra o Flamengo em Santiago.

“O clube tem que ser punido por não ter conseguido educar o torcedor que entra no seu estádio. Com a punição esportiva ao clube, conseguimos envolver o torcedor nesta luta antitracista”, concluiu o mandatário da CBF.

_______________________________________

RELACIONADAS

+Atos de violência e racismo na Copa Libertadores da América serão combatidos pelo governo chileno

+Gabigol presta depoimento ao TJD sobre caso de racismo no Fla x Flu nesta sexta-feira

+Torcedor chileno comete ato racista em direção à torcida do Flamengo no jogo com Universidad Católica pela Libertadores

________________________________________

Mais severidade no Brasil

Ednaldo Rodrigues vai propor a sentença mais dura também nas competições organizadas pela CBF a partir do próximo ano.

Os regulamentos dos torneios deste ano já foram aprovados.

 

__________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

Sair da versão mobile