A abertura das Olimpíadas 2024 aconteceu nesta sexta-feira (26) e o Boi-Bumbá Garantido manda “boa sorte” para o atleta Pedro Nunes, de Parintins. No arremesso de dardo, ele leva o Amazonas para os Jogos Olímpicos de Paris.

O estado não via um representante nos Jogos desde 2008, com Sandro Viana, medalhista de bronze. Pedro Nunes quebra um hiato de 16 anos e, com a sua participação, leva o nome do estado. Além dele, Maria de Fátima também representa a região em Paris durantes as Paralimpíadas.

O parintinense torce pelo Boi-Bumbá Garantido, uma das agremiações do tradicional Festival de Parintins. Nas redes sociais, o grupo vermelho e branco ressaltou que o Brasil e o Amazonas está torcendo pelo atleta.

Nos comentários, outros torcedores da agremiação celebraram a ida de Pedro Nunes para Paris: “Nosso ‘Perreché’! Toda torcida para ele”. O termo faz referência aos torcedores do Boi-Bumbá Garantido, que o carregam como “apelido”.

Atleta de Parintins nas Olimpíadas 2024

A trajetória do parintinense até os jogos começou no Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024. Pedro contou com uma Bolsa Esporte Estadual do Governo do Amazonas enquanto cumpria um longo calendário de competição.

O atleta coleciona medalhas, sendo uma de ouro do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em São Paulo. Na competição, alcançou a marca de 80,26.

O recorde mundial é de 98,48 metros, do atleta Jan Železný, conquistado em 1996. No Brasil, o recorde é do atleta de Parintins, que cravou 83,89 metros durante o GP Brasil de Atletismo.

Com essa marca, Pedro ocupa a sétima melhor posição no mundo. Ele recebeu a confirmação de que estaria nas Olimpíadas no início de julho e foi convocado oficialmente no dia 9 deste mês.

Quando Pedro Nunes vai competir?

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris será no dia 26 de julho. As eliminatórias do lançamento de dardo, modalidade em que Pedro competirá, começam no dia 6 de agosto, com as finais programadas para o dia 8 de agosto.

“A primeira fase a gente alcançou, que era ir para as Olimpíadas. A segunda etapa agora é chegar na final, e temos ciência que resultado eu tenho para estar brigando por uma medalha”, comenta o atleta. Confira mais detalhes aqui.

Boi Garantido manda “boa sorte”