As Olimpíadas 2024 começaram oficialmente nesta sexta-feira com uma cerimônia de abertura realizada nas margens do Rio Sena, que capturou a atenção mundial.

A pira olímpica foi acesa por Teddy Riner, tricampeão olímpico no judô, e Marie-José Perec, vencedora de três medalhas de ouro no atletismo.

A cerimônia foi realizada fora de um estádio, com as delegações desfilando pelo Sena em um evento ao ar livre. No entanto, a chuva em Paris prejudicou as apresentações, fazendo com que atletas, imprensa e autoridades usassem capas de chuva e esvaziando o final da cerimônia das Olimpíadas 2024.

O Brasil foi um dos países que rapidamente enviou seus atletas de volta à Vila Olímpica para evitar a chuva e garantir o descanso antes das competições.

A cerimônia

O tenista espanhol Rafael Nadal carrega a tocha olímpica ao lado de outros atletas em um barco pelo Rio Sena - Foto: Christophe Ena/Associated Press/Estadão Conteúdo
O tenista espanhol Rafael Nadal carrega a tocha olímpica ao lado de outros atletas em um barco pelo Rio Sena – Foto: Christophe Ena/Associated Press/Estadão Conteúdo

A cerimônia de abertura começou com um vídeo no telão destacando a inovação de ser fora de um estádio olímpico, estrelado pelo ex-jogador Zinédine Zidane.

Após discursos do presidente francês Emmanuel Macron e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, uma “explosão” com as cores da bandeira da França deu início aos eventos ao vivo.

Enquanto isso, varandas dos prédios próximos ao Sena ficaram lotadas de espectadores. No rio, uma fonte montada para criar desenhos com água acompanhando a música.

A disposição das delegações nos barcos diminuiu o destaque dos porta-bandeiras. Lady Gaga interrompeu o desfile das delegações com sua performance artística, cantando em francês em um palco montado à margem do Sena.

Quando o desfile retomou, o Brasil reabriu a passagem, com Isaquias Queiroz e Rachel Kochhann carregando a bandeira brasileira na embarcação. O mais aclamados nas arquibancadas quando apareceu no telão do palco no Trocadéro, onde aconteceu o final da cerimônia.

As apresentações artísticas continuaram com músicos icônicos da França, como a banda Gojira, e até um desfile de moda em uma ponte sobre o Sena.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia de abertura foi a encenação dos “Minions” roubando a Mona Lisa, personagens do filme “Meu Malvado Favorito”.

Contudo, a programação sofreu mudanças com a chuva, como a substituição de exibições de skate por apresentações de bicicletas.

Encerramento emocionante

Na parte final da cerimônia, o Trocadéro estava menos cheio do que o planejado. As autoridades francesas discursaram antes do acendimento da pira olímpica, que passou por uma pequena gafe com a bandeira olímpica hasteada de ponta-cabeça.

Lendas do esporte conduziram a chama olímpica: Zinedine Zidane, Rafael Nadal, Serena Williams, Carl Lewis, Nadia Comaneci, Amelie Mauresmo e Tony Parker, até chegar às mãos de Marie-José Perec e Teddy Riner, que acenderam a pira em um balão, uma invenção francesa.

A lenda da música Celine Dion encerrou a cerimônia com um show no segundo andar da Torre Eiffel.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.