Nesta quarta-feira (31), Rafael Macedo deu adeus à disputa por medalha na categoria até 90kg do judô nas Olimpíadas de 2024. Inicialmente, após cair para a repescagem, ele avançou para a luta que decidiria o bronze, mas acabou derrotado pelo francês Maxime-Gael Ngayap Hambou.
No momento decisivo, o judoca sofreu um terceiro shido (penalidade) faltando apenas quatro segundos para o término da luta.
“Eu não entendi direito a punição, mas acredito que os árbitros têm muitas câmeras e sempre avaliam da melhor forma. Portanto, respeito a decisão deles e saio tranquilo, porque sei que dei o meu melhor”, disse Macedo em depoimento à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Além disso, o paulista foi o único representante do Brasil no judô hoje e chegou muito próximo de conquistar a medalha de bronze na Arena Campo de Marte.
Ele começou bem o dia, estreando com vitória nas oitavas de final ao imobilizar o braço do adversário romeno Alex Cret. No entanto, na luta seguinte, pelas quartas de final, Rafael foi superado pelo espanhol Tristani Mosakhlishvili e caiu para a repescagem.
Logo após, no combate seguinte, Rafael derrotou o sul-coreano Juyeop Han com dois golpes, ganhando o direito de disputar a medalha de bronze.
Próximas competições do judô
Entretanto, Macedo ainda pode brigar pelo pódio em outra categoria do judô, já que ele faz parte do time brasileiro que disputará medalha na equipe mista nas Olimpíadas 2024. A competição ocorrerá no sábado (3) às 5h.
Além disso, na quinta-feira (1), Leonardo Gonçalves (categoria até 100 kg masculino) e Mayra Aguiar (78 quilos feminino) farão suas estreias.
Na sexta-feira (2), será a vez dos judocas Rafael Silva, na categoria acima de 100 kg, e Beatriz Sousa (78 kg feminino). Finalmente, no sábado (3), último dia de competições do judô, será reservado à disputa por equipes.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.