A ginasta artística brasileira Rebeca Andrade conquista a medalha de prata no Individual Geral na ginástica artística das Olimpíadas 2024.
Após garantir o bronze na competição por equipes de ginástica artística feminina, o Brasil voltou a brilhar nesta quinta-feira (1) na Arena Bercy. Rebeca conquistou a medalha na final do salto no individual geral.
O pódio foi completado por Simone Biles, que levou o ouro, e Sunisa Lee, que ficou com o bronze. Flávia Saraiva, por sua vez, terminou em 9º lugar.
Andrade competiu diretamente com Simone Biles, a melhor ginasta do mundo e sua principal adversária. A norte-americana obteve as notas mais altas da competição, destacando-se no salto e no solo, com pontuações de 15.766 e 15.033, respectivamente.
Na final individual da ginástica, as atletas se apresentaram nos quatro aparelhos: salto, barras assimétricas, trave e solo.
As finalistas brasileiras foram Rebeca Andrade, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e principal aposta deste ano, além de Flávia Saraiva.
Saiba como foi a disputa entre Rebeca Andrade e Simone Biles nas Olimpíadas de 2024
No salto, especialidade de ambas, a norte-americana foi melhor. Com uma nota de partida mais alta, ela tirou 15.766, uma pontuação altíssima. Logo antes, Rebeca também brilhou, mas ficou com 15.100.
O duelo virou nas barras assimétricas, quando Biles cometeu um erro e tirou 13.733, enquanto a brasileira cravou 14.666, uma nota acima do que havia feito na fase de classificação. Rebeca, então, assumiu a liderança por 0.266 de diferença.
Entretanto, na trave, a ordem inverteu. Simone Biles abriu cravando uma nota 14.566, recuperando o primeiro lugar após o erro nas barras. Rebeca, por sua vez, recebeu uma nota de 14.133, ficando com apenas 0.166 atrás da norte-americana.
No aparelho final, o solo, Rebeca Andrade se apresentou antes de Biles e tirou 14.033 por conta de um passo para fora do tablado. A prata das Olimpíadas 2024 já estava garantida para a brasileira e foi confirmada com a nota 15.066 de Biles.
Contudo, o Brasil ainda tem chances de medalha na final individual feminina por aparelhos. Flávia Saraiva disputará no solo e Júlia Soares na trave.
Além delas, a medalhista de prata das Olimpíadas de 2024, Rebeca Andrade, competirá no salto e no solo.
Por fim, essa é sua 4ª medalha da carreira. Se torna, assim, a mulher brasileira com mais medalhas na história.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.