Edival Pontes, o ‘Netinho’, ganhou a primeira medalha do Brasil no taekwondo nas Olimpíadas de Paris 2024.

Nesta quinta-feira (8), o atleta conquistou o bronze após vencer por 2 a 1 o espanhol Javier Perez Polo na categoria masculina até 68kg.

A trajetória do bronze do taekwondo nas Olimpíadas 2024

Netinho perdeu sua primeira luta no taekwondo nas Olimpíadas 2024.

Pelas oitavas de final, o brasileiro foi superado pelo jordaniano Zaid Kareem por 2 a 1. Com isso, o adversário anotou 9-2 no primeiro round e Netinho se recuperou com a vitória por 6-5 no segundo.

Porém, no desempate, melhor para Kareem, que conseguiu pontuação de 9-3.

Entretanto, Kareem seguiu bem na competição e se classificou para a final. Graças a isso, Netinho ganhou uma segunda chance, na repescagem.

Para seguir à disputa do bronze, o brasileiro venceu o turco Hakan Recber, cabeça de chave número 3, por 2 a 1.

O primeiro round teve melhor desempenho de Netinho, por 7-6, com direito a dois chutes na cabeça. O segundo round pendeu ao turco, por superioridade, apesar do empate por 3 a 3.

Apesar da derrota na primeira luta, Netinho ganhou uma nova chance através da repescagem.

Contudo, era um combate intenso, que terminou com vitória de Netinho por 7-1 no terceiro round, após dois chutes no corpo do oponente.

Netinho disputou sua segunda edição no taekwondo das Olimpíadas, uma vez que o paraibano ficou no 12° lugar em Tóquio 2020.

Em sua carreira, o taekwondista conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014. Além disso, também foi prata no Campeonato Mundial de Taekwondo 2022.

O Brasil possui duas medalhas anteriores em Olimpíadas no taekwondo. Natália Falavigna foi a pioneira em Beijing 2008, com o bronze. Já na Rio 2016, Maicon Andrade também conquistou o bronze.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.