É feriado em Botsuana! O país africano decretou folga, nesta sexta-feira (9), em comemoração à primeira medalha de ouro olímpica. O feito histórico é do velocista Letsile Tebogo, na última quinta-feira (8), durante a prova dos 200 metros.

No país, a comemoração durou noite adentro, movimentando as ruas e bares. Além disso, nas redes sociais, o público celebrou a conquista inédita. Antes disso, Botsuana nunca havia ganhado ouro nos Jogos Olímpicos de 2024.

O presidente Mokgweetsi Masisi, comovido pelo espírito olímpico, cedeu a tarde de sexta-feira aos trabalhadores. Ao falar sobre o atleta campeão, o representante do país o descreveu como “a sensação“ e ressaltou que ele entrará para a história.

Letsile Tebogo tem 21 anos e subiu no pico do pódio ao cumprir a prova em 19 segundos e 46 centésimos, superando os favoritos ao ouro. Ele superou Kenny Bednarek, que marcou 19’62” e Noah Lyles, que marcou 19’70”.

Quadro de Medalhas das Olimpíadas 2024

Nos Jogos Olímpicos de 2024, o quadro de medalhas se tornou um verdadeiro espetáculo à parte. Para além de números, cada soma refletia não apenas o talento esportivo, mas também as histórias emocionantes que marcaram cada vitória.

A atual edição marcou recordes e episódios inéditos, como o caso do jovem de Botsuana. A disputa pelo topo foi acirrada, com grandes potências esportivas travando batalhas épicas em busca do ouro.

Os Estados Unidos, como sempre, vieram fortes e mostraram seu domínio em diversas modalidades. A disputa pelo topo no quadro de medalhas esteve acirrada com a China. Após muito balançar, o placar final vai se definindo:

  1. EUA — 30 medalhas de ouro; 38 de prata e 35 de bronze
  2. China — 29 medalhas de ouro; 25 de prata e 19 de bronze
  3. Austrália — 18 medalhas de ouro; 14 de prata e 13 de bronze
  4. França — 14 medalhas de ouro; 19 de prata e 21 de bronze

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.