Ícone do site Portal Norte

Pódio com Rebeca Andrade passa por revisão de notas; entenda

O pódio do solo de ginástica rítmica, aparelho que Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro, passará por uma revisão de notas.

O pódio do solo de ginástica rítmica, aparelho que Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro, passará por uma revisão de notas.

O pódio do solo de ginástica rítmica, aparelho que Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro, passará por uma revisão de notas.

A decisão ocorreu na quarta-feira (7), após a Federação Romena de Ginástica recorrer à Federação Internacional de Ginástica (FIG) e na Corte Arbitral do Esporte.

“No que diz respeito aos valores olímpicos, a Federação Romena de Ginástica remete este endereço, pelo qual solicita respeitosamente que ordene a reanálise pelos factores de decisão do caso de Sabrina Voinea relativamente à pontuação atribuída a execução do exercício na final de solo”, declararam em comunicado. 

Segundo informações, a FRG solicitou revisão de nota da atleta da Romênia, Sabrina Voinea, que ficou na quinta colocação no fim da competição.

De acordo com a presidente da Federação Romena, Carmencita Constantin, a apresentação de Sabrina, que ficou com a nota 13.700, passará por revisão para averiguar se houve alguma irregularidade durante sua performance nas Olimpíadas. 

Contudo, a entidade ainda alega que a redução da nota de Voinea na final do solo foi irregular, e aplicada por uma suposta pisada da ginasta fora do tablado.

Entretanto, pelas redes sociais, Nadia Comaneci, lenda da ginástica da Romêniaprovou através de um vídeo, que o calcanhar da atleta não toca fora da área de prova.

Veja:

Polêmica de Jordan Chiles no pódio com Rebeca Andrade

Com a solicitação aceita, a pontuação da romena pode mudar. Isso permitirá que ela ocupe o lugar da norte-americana Jordan Chiles.

A atleta recebeu a mesma nota que Sabrina, porém recorreu à revisão durante a competição para garantir o terceiro lugar no pódio. Jordan ficou com a nota 13.766.

Enquanto isso, outra ginasta romena, Ana Barbosu, também recebeu 13.700 após sua apresentação.

Ana estava celebrando seu bronze após o término das apresentações de suas concorrentes quando a revisão da nota de Chiles deu a chance dela entrar no lugar da romena.

A atleta caiu no choro após mudança repentina de nota e sua saída do pódio.

Por fim, a revisão de notas do pódio não afetará Rebeca Andrade e Simone Biles. As duas ginastas manterão suas medalhas e posições em primeiro e segundo lugar respectivamente.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

 

Sair da versão mobile