Ícone do site Portal Norte

Vôlei: Pampa, medalhista olímpico em 1992, morre aos 59 anos

Pampa teve passagens por diversos clubes no Brasil durante a carreira como jogador de vôlei - Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Vôlei

Pampa teve passagens por diversos clubes no Brasil durante a carreira como jogador de vôlei - Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Vôlei

Campeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei em 1992, o ex-jogador Pampa morreu nesta sexta-feira (7), vítima de câncer. André Felippe Falbo Ferreira tinha 59 anos e tratava um linfoma (câncer do sistema linfático).

A morte foi causada por complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia. Pampa estava internado na UTI do hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O velório acontecerá no Memorial Guararapes, em Recife, cidade natal do ex-jogador.

O ex-atleta era casado com Paula Falbo e era pai de duas filhas, sabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos.

Carreira

O jogador disputou sua primeira olimpíada em 1988, quando o Brasil ficou em 4º lugar. Em 1992, na olimpíada de Barcelona, Pampa e a seleção conquistaram a medalha de ouro no vôlei após vencer a Holanda na final.

André recebeu o apelido de “Pampa” ainda no início de sua trajetória no vôlei, pela força de sua cortada, comparada ao coice de um cavalo pampa.

Após a aposentadoria, o ex-jogador fez carreira política, sempre ligada ao esporte. Ele trabalhou no Ministério do Esporte por dois anos, entre 2000 e 2022. Também foi Secretário de Esportes em dois municípios: Suzano (SP) e Campos (RJ).

Sair da versão mobile