Nesta quinta-feira, 23, o comandante estratégico operacional da Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela (FANB), Domingo Hernández Lárez, divulgou, em uma rede social, fotos de militares venezuelanos em atuação no Essequibo, território disputado com a Guiana.

“FANB implantada em nosso 24º estado, trazendo harmonia, paz e progresso”, disse o comandante estratégico operacional da Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela (FANB), Domingo Hernández Lárez, em uma rede social.

No final do ano passado, os eleitores venezuelanos aprovaram a transformação do território de Essequibo em um estado da Venezuela, desde então, os militares estão presentes na região.

Por isso, em março deste ano, a Assembleia Nacional da Venezuela aprovou a criação de um novo estado em Essequibo, denominado de Guiana Essequiba, território que é alvo de uma longa disputa com o país vizinho, a Guiana.

Este mês, a Venezuela também inaugurou uma ponte para conectar o país ao território que faz fronteira com Roraima.

essequibo
Ponte que liga Venezuela ao Essequibo – Foto: reprodução/redes sociais

Disputa centenária pelo Essequibo

A área, rica em minérios e pedras preciosas, está sob controle da Guiana desde que o país se tornou independente, em 1966. Antes disso, era dominada pelo Reino Unido, desde meados do século XIX. 

Os britânicos apoiavam seu direito ao território com base no fato de que, em 1648, os espanhóis cederam toda a área ao leste do Orinoco aos holandeses.

Parte dessa terra foi posteriormente passada pela Holanda ao Reino Unido.

A Venezuela, por sua vez, afirma que o território pertence a ela, já que era parte do Império Espanhol, havia a presença de religiosos espanhóis na área e, segundo ela, os holandeses nunca ocuparam a região à oeste do rio Essequibo. 

A reivindicação existe mesmo antes de o país se tornar independente, ou seja, quando ainda era parte da Grã-Colômbia.