Os governadores de 10 estados brasileiros anunciaram na tarde desta sexta-feira, 1º, a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre combustíveis. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Entre os estados que anunciaram a redução constam: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

A alteração segue determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. 

De acordo com a Corte, as alíquotas do ICMS cobradas sobre os combustíveis devem ser uniformes em todo o país.

_____________________________

RELACIONADAS

Gilmar Mendes tenta fechar acordo entre União, estados e Distrito Federal sobre ICMS

Câmara conclui votação do projeto que limita alíquota do ICMS sobre combustíveis

+ André Mendonça suspende autonomia dos Estados sobre o ICMS do diesel

+ Petrobras anuncia reajustes no preço da gasolina e diesel

_____________________________

Exemplos 

Em São Paulo  anunciou a redução do imposto na última quarta-feira, 27. No estado, está prevista a diminuição do ICMS, de 25% para 18%.

Em Feira de Santana (BA) na manhã de hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou atenção para a queda no preço do combustível e cobrou de governadores a redução do ICMS, após visitar as obras do Rodoanel.

“Estão gostando da baixa dos combustíveis? Há pouco me culpavam pelo aumento. Quando baixa, muitos se calam. É um trabalho nosso. Começou com o governo federal abrindo mão dos seus impostos”, enfatizou o mandatário.

___________________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS