Três estagiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são suspeitos de fraudar a concessão de empréstimos consignados na Bahia.

Um dos estagiários, maior de idade, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (17). Duas adolescentes, que também trabalhavam na mesma agência da Previdência Social em Salvador, foram apreendidas.

Como funcionavam as fraudes no INSS

Conforme as investigações preliminares indicam, os três estagiários desbloqueavam benefícios previdenciários sem o conhecimento dos titulares, mediante a inserção de documentos falsos nos sistemas do INSS.

A partir daí, outros envolvidos no esquema contratavam empréstimos consignados em nome dos beneficiários lesados, que nada sabiam da fraude.

A ação desta quarta-feira foi realizada pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério da Previdência Social, que não divulgou o valor do prejuízo causado pelo esquema.

O estagiário preso foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia. Já as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator.

Os três podem responder pela prática de crime/ato infracional de inserção de dados falsos nos sistemas de informação, cuja pena máxima pode chegar a 12 anos de reclusão (no caso do estagiário maior de idade).

O que é crédito consignado?

É uma modalidade de crédito pessoal em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou no benefício previdenciário do solicitante.

Isto quer dizer que, se você contratar um consignado, as parcelas serão descontadas antes mesmo do dinheiro chegar à conta na qual você recebe o seu salário ou benefício.

Essa característica é fundamental, pois reduz o risco de inadimplência e permite que bancos e instituições financeiras ofereçam taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades de empréstimo.