Um Projeto de Lei apresentado pelo senador Marcos Pontes (PL-SP) nesta quinta-feira (13) propõe que estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas poderão ter direito a bolsa de estudo mensal durante o Ensino Médio.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Bolsa Estudante

O programa Bolsa Estudantil do Ensino médio (PL 3.166/2023) vai ser limitado as famílias que inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e Bolsa Família.

O projeto busca garantir o acesso escolar dos estudantes de baixa renda e seu sucesso nos estudos, por meio de bolsa que será disponibilizada mensalmente.

O senador Marcos Pontes destacou que o incentivo “pode contribuir para diminuir a evasão escolar e, por conseguinte, aumentar o acesso educacional da população de baixa renda, de forma a promover a equidade educacional e o desenvolvimento social e econômico do país”.

Segundo o PL 3.166/2023, para permanecer com a bolsa o estudante precisa ter a frequência regular e não reprovar, além disso os aprovados em instituições de ensino superior vão ser prioridade nos programas de assistência estudantil.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou uma emenda para assegurar os benefícios fiscais das pessoas físicas de jurídicas que fizerem doações para manter o programa.

O parlamentar destacou alguns programas que têm esse tipo de incentivo:

  • Fundo Nacional do Idoso
  • Lei do Audiovisual
  • Fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

RELACIONADAS

+ Novas regras do Bolsa Família são divulgadas nesta segunda-feira (10)

+ Lista de espera do Sisu é divulgada pelo Ministério da Educação

Ele também acrescentou artigos destinados a regulamentação da declaração no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do montante de renúncia fiscal.

O projeto aguarda a deliberação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), caso seja aprovado seguirá para a Câmara dos Deputados.