A avaliação de tecnologias com a finalidade de impulsionar a qualidade do desenvolvimento de software regional é um dos principais objetivos do projeto “Experiência do Usuário e do Desenvolvedor: novas tecnologias para impulsionar a indústria de software do Estado do Amazonas”.

O projeto é desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram 

O estudo visa contemplar, desenvolver e validar métodos, técnicas, modelos, diretrizes, ferramentas e processos, com foco no aprimoramento da experiência do usuário e na vivência do desenvolvedor ao executar suas atividades, dentro dos projetos de aprimoramento de sistemas operacionais.

A pesquisa é coordenada pela pesquisadora Tayana Uchôa Conte, do Instituto de Informática (Icomp-Ufam) e conta com a participação das alunas de doutorado, Márcia Lima e Patricia Fernandes Matsubara, e do doutor Walter Nakamura, todos da área de Informática.

Segundo a coordenadora, a indústria de programas tecnológicos enfrenta dificuldades para entregar produtos com qualidade dentro dos prazos.

Ela explica que as pesquisas mostram que esse problema não tem apenas causas puramente técnicas, mas também humanas e sociais.

“Esses profissionais muitas vezes sabem como gerar estimativas tecnicamente boas, mas carecem de mecanismos para defendê-las de pressão”, disse.

________________________________________

RELACIONADAS

No AM, pesquisa da Fapeam aponta que escama do pirarucu pode servir para revestimento de implantes ósseos

+ No AM, Fapeam apoia projetos de empreendedorismo com até R$ 60 mil

+ Frutas da Amazônia atuam na reversão do envelhecimento da pele, diz fapeam

________________________________________

Outro ponto analisado foi a percepção dos usuários sobre a sua experiência com um aplicativo, em que foram mapeados 31 fatores que impactam positiva ou negativamente a experiência.

Ainda conforme a pesquisadora, um software com uma interface bonita e fácil de usar não necessariamente obterá uma avaliação mais positiva, mas a ausência desses atributos pode levar a avaliações negativas.

A pesquisa, ainda em andamento, busca também aprimorar a qualidade de processo, bem como a do produto de software, por meio de tecnologias que apoiem o desenvolvimento, contribuindo para uma melhor vivência do usuário (User eXperience ou UX), e desenvolver sistemas de software que tenham um diferencial competitivo no mercado. 

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS