Nos Estados Usados (EUA), agentes federais afirma ter apreendido fentanil suficiente em 2022 para matar toda a população do país.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21), pela BBC.
+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp
+ Envie esta íntegra no seu Telegram
Segundo o DEA (Drug Enforcement Administration), órgão federal responsável pela repressão e controle de narcóticos, foram interceptados 379 milhões de doses potencialmente letais da droga.
Conforme os agentes federais de combate às drogas dos EUA, apenas dois miligramas do opioide – composto químico psicoativo – seriam suficientes para matar.
Perígo nos EUA
O órgão federal classificou a substância altamente viciante, que é 50 vezes mais poderosa do que a heroína, como a ameaça de droga mais mortal que os EUA enfrentam.
Ainda conforme o DEA, a maior parte do fentanil é traficado para o país a partir do México.
O órgão diz que apreendeu mais de 4.500 kg de fentanil, assim como mais de 50,6 milhões de comprimidos de fentanil.
Os comprimidos são propositalmente parecidos com diferentes analgésicos receitados.
Ainda conforme o DEA, a apreensão da droga no país é mais que o dobro do apreendido em 2021.
A maioria das drogas foi produzida em massa em fábricas clandestinas no México pelos cartéis de drogas de Sinaloa e Jalisco.
Os cartéis usam produtos químicos provenientes da China, segundo o DEA.
RELACIONADAS
+ Trump pode ser indiciado nos EUA após investigação do ‘6 de janeiro’
+ Projeto de lei de defesa de US$ 858 bilhões é aprovado nos EUA
+ EUA apoiam russos sob bandeira neutra nas Olimpíadas de Paris 2024
Mortes por fentanil
A droga é tão poderosa que uma dose letal equivale a uma quantidade pequena o suficiente para caber na ponta de um lápis.
Mais de 100 mil americanos morreram de overdose de drogas em 2021, e dois terços das mortes foram atribuídas ao fentanil, o equivalente a 182 mortes por dia.
A quantidade de fentanil apreendida neste ano é suficiente para matar todos os 330 milhões de habitantes dos EUA, conforme o órgão federal de combate às drogas.
Além do fentanil, o DEA também apreendeu 59.420 kg de metanfetamina, mais de 1.950 kg de heroína e mais de 201.395 kg de cocaína.