Um veterano militar, Aaron James, de 46 anos, é a primeira pessoa do mundo a realizar o transplante total de olho e parcial de rosto do mundo.

O transplante foi realizado pela equipe cirúrgica da NYU Langone Health. O procedimento foi realizado no dia 27 de maio e durou aproximadamente 21 horas.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

A cirurgia foi realizada por uma equipe de mais de 140 cirurgiões, enfermeiros e outros profissionais de saúde, liderados pelo diretor do Programa de Transplante Facial, Eduardo D. Rodriguez.

Aaron James sobreviveu a um acidente elétrico de alta tensão relacionado ao trabalho.

Ele passou por uma operação que incluiu o transplante de todo o olho esquerdo, e uma parte do rosto de um único doador.

O transplante combinado é o único caso de transplante combinado bem-sucedido deste tipo.

James perdeu o braço esquerdo, substituído por uma prótese. Seu olho esquerdo, danificado, doía tanto que precisou ser removido – o olho direito funciona normalmente. Múltiplas cirurgias reconstrutivas não conseguiram reparar lesões faciais extensas, incluindo a falta de nariz e lábios.

Por enquanto o olho não funciona, e é impossível saber se algum dia o paciente conseguirá enxergar, mas a cirurgia é um passo histórico rumo à solução para a deficiências visuais graves.

“Não estamos afirmando que vamos restaurar a visão. Mas não tenho dúvidas de que estamos um passo mais perto”, disse o cirurgião Eduardo Rodriguez, chefe do setor de cirurgia plástica do NYU Langone Health, centro médico onde a intervenção foi realizada.

RELACIONADAS

+ Ministério da Saúde aumenta em 106% autorização de serviços de transplante