O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump liderava, por uma ampla margem, a preferência dos eleitores para as primárias do Partido Republicano de New Hampshire, segundo pesquisa realizada pela Universidade Monmouth.

A sondagem mostrou que Trump detinha 52% das intenções de voto nas primárias nesta terça-feira (23).

Já a ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) Nikki Haley recebia 34% das intenções de voto.

A pesquisa é de antes da desistência do governador da Flórida, Ron DeSantis, no domingo (21). Na sondagem, DeSantis aparecia com apoio de 8%.

A sondagem mostrou que a área mais forte do ex-presidente é a política de imigração, uma vez que 62% dos ouvidos confiam mais nele para lidar com esta questão.

Trump também tem uma forte vantagem na política econômica, com 58% contra 29% para Haley; e na política externa, com 57%, contra 32% para Haley.

Primárias em New Hampshire

As primárias de New Hampshire ocorrem de forma direta, ao contrário do que ocorreu em Iowa, onde os eleitores primeiro debatiam antes de manifestar o voto, reunidos em grupos.

Na cidade, está em jogo a escolha de 22 delegados; um pré-candidato republicano precisa reunir um total de 1.215 delegados para ser escolhido pelo partido.

Nos EUA, o voto é indireto, ou seja, eleitores escolhem delegados que querem eleger. Quem tiver mais representantes, vence a disputa.