O ex-deputado federal do Psol, David Miranda, de 37 anos, morreu na manhã desta terça-feira (9), no Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada pelo jornalista Glenn Greenwald, marido de David, nas redes sociais.

Esle estava internado há nove meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Zona Sul do Rio, devido a uma infecção generalizada no sistema gastrointestinal.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

David Miranda, que completaria 38 anos nesta quarta-feira (10), nasceu na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, e ficou órfão aos cinco anos.

“Uma vizinha linda, Dona Eliane, acolheu David e, apesar da pobreza e de já ter 4 filhos, se tornou a Mãe de David e lhe deu uma chance de vida”, escreveu Glenn no Twitter.

Casados há 19 anos, David e Glenn são pais de João Vitor e Jonathas, adotados em 2017, e criavam mais de 20 cachorros resgatados das ruas.

O casal se tornou internacionalmente conhecido pelo trabalho de jornalismo investigativo que denunciou o sistema de espionagem global praticado pelo governo dos Estados Unidos.

A série de entrevistas documentou as revelações do ex-analista de sistemas da CIA, Edward Snowden, que fugiu para se asilar na Rússia, em 2013.

Na época do caso, David Miranda chegou a ser detido por oficiais da Scotland Yard no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

Ele tentava embarcar de volta para o Rio quando foi retido por cerca de nove horas e submetido a um longo interrogatório, por seis agentes, após as matérias publicadas por Glenn.

Em 2016, ele foi eleito vereador da Cidade do Rio de Janeiro pelo Psol-RJ em 2016, no mesmo pleito que Marielle Franco, de quem era amigo.

Na eleição de 2020, concorreu ao cargo de federal pelo partido e perdeu.

Contudo, assumiu a vaga deixada por Jean Wyllys (Psol-RJ), que desistiu do cargo por conta de ameaças.

Em março de 2022, quando havia janela partidária para a troca de legendas, David migrou para o PDT, para apoiar a candidatura de Ciro Gomes.

No entanto, cerca de cinco meses após a mudança, no dia 6 de agosto, ele foi internado com fortes dores, quando foi constatada a infecção.

A candidatura à reeleição para deputado federal chegou a ser confirmada, mas familiares decidiram recuar devido ao quadro de saúde do parlamentar.

O corpo de David Miranda será velado na Câmara Municipal do Rio, nesta quarta-feira (10), mas o horário não foi confirmado.

Ainda não há informações sobre o sepultamento e se alguma das cerimônias será aberta ao público.

RELACIONADAS

+ Apresentadora e cozinheira, Palmirinha Onofre morre aos 91 anos

+ Filha do vereador Joelson Silva morre aos 18 anos, em Manaus

+ Emoção e saudade marcam o segundo dia de velório de Amazonino

+ Campeã Olímpica no Rio-2016, Tori Bowie morre aos 32 anos

Personalidades lamentam a morte de David

O presidente Lula publicou uma mensagem noTwitter lamentando a morte do ex-deputado federal, David Miranda.

Amigos de vida e da política, como o pastor Henrique Vieira, o cantor Emicida e o presidenciável Ciro Gomes, homenagearam David Miranda nas redes sociais.