CPI dos Atos Antidemocráticos ouve o depoimento do general Carlos José Russo, ex-secretário-executivo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
O ex-secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Carlos José Russo Assumpção Penteado, presta depoimento na CPI dos Atos de 8 de janeiro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta segunda-feira (4).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A reunião começou às 9h. Acompanhe ao vivo:
Em 8 de janeiro deste ano, dia dos ataques que ocorreram às sedes dos Três Poderes, em Brasília, Penteado era responsável pela segurança dos palácios presidenciais.
o ex-secretário que foi exonerado em janeiro, após os ataques, era o número 2 do GSI, desde julho de 2021, quando a pasta era comandada pelo general Augusto Heleno.
Integrantes do GSI chegaram a declarar que receberam ordens de Penteado, para que os invasores fossem retirados do Palácio do Planalto, mas sem serem presos.
Carlo José Penteado foi exonerado do cargo e substituído pelo também general Ricardo José Nigri.
Penteado também foi citado pelo ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias, durante depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos.
RELACIONADAS
+ Gonçalves Dias recebeu alertas sobre o 8 de janeiro, diz ex-Abin
+ Supremo Tribunal determina que Gonçalves Dias deponha na CPI do MST
+ CPMI 8/1: OAB faz alerta após advogado de G. Dias ser impedido de intervir
G. Dias afirmou que não sabia o motivo do bloqueio em frente ao Palácio do Planalto, que deveria ter sido composto pela Polícia Militar, não estar montado no dia dos ataques terroristas.
Ainda de acordo com o ex-ministro, o general Penteado também não soube explicar o que aconteceu.
O depoimento, que normalmente acontece todas às quintas-feiras na CPI da CLDF, vai ocorrer nesta segunda (4) devido ao feriado de 7 de Setembro.