O governo angolano informou nesta sexta-feira, 8, que o ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que por quase quatro décadas governou o país lusófono, morreu aos 79 anos.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Santos morreu em Barcelona, onde estava internado desde 23 de junho após sofrer um acidente vascular cerebral.

Ele se tratava de uma doença na cidade espanhola há vários anos, o que o levou a deixar Luanda em 2019, dois anos após sair da presidência. Ele retornaria a Angola em 2021.

Dos Santos foi um dos presidentes mais longevos do continente africano. Seu governo foi marcado por uma brutal guerra civil de quase três décadas contra os rebeldes do movimento guerrilheiro da União Nacional pela Independência Total de Angola (Unita), da qual seu partido, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), sairia vitorioso no início dos anos 2000.

Após o fim dos conflitos, seu governo presenciou um boom do petróleo, que a um só tempo fez crescer a economia de Angola – o segundo produtor de petróleo da África – e enriquecer sua família, sem que a pobreza tenha diminuído expressivamente no país.

Dos Santos foi substituído em 2017 pelo presidente João Lourenço, que, apesar de ser do MPLA, mesmo partido do ex-mandatário, começou a investigar alegações de corrupção e nepotismo durante os anos de seu antecessor. Dos Santos viu assim seu legado manchado.

_________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS