Quase todas as mulheres, em algum momento, já sofreram com os incômodos da chamada Tensão Pré Menstrual (TPM).
Dores de cabeça, inchaço e irritabilidade são alguns dos sintomas que podem aparecer nesse período.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A TPM está relacionada com as alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual e, para aliviar os desconfortos, a prática regular de exercício físico pode ser um importante aliado.
O educador físico José Roggero diz que muitas mulheres acham que praticar atividade física, nesse período, vai aumentar os incômodos comuns da menstruação.
Mas, ao contrário, o exercício, dependendo da modalidade e intensidade, ajuda bastante na amenização dos sintomas. Isso porque, durante a prática, a pessoa libera endorfina, que ajuda a combater o desconforto e traz sensação de bem-estar.
________________________________________
RELACIONADAS
+ Conheça benefícios do ‘ballet fitness’, atividade física que une dança e ginástica
+ Exercícios ajudam na imunidade e aumentam eficácia das vacinas, diz educador físico
________________________________________
Segundo Roggero, é comum ouvir das mulheres, nessa época do mês, o aumento da vontade de comer doces.
Ele explica que o açúcar libera endorfinas e traz bem-estar, mas o exercício produz essa mesma substância, de uma forma muito mais saudável, sem precisar ingerir doce.
Entre as atividades indicadas para as mulheres nesse período estão os exercícios aeróbicos, alongamentos e os localizados para a região pélvica. Treino de bike, jump e dança são bastante indicados também.
“Quem já está acostumado a praticar atividades de força e musculação, pode continuar, desde que se sinta confortável com a intensidade”, disse.
Para o alívio das cólicas, os exercícios pélvicos, como abdominais e de contração do períneo, ajudam a estimular o fluxo menstrual.
Já as aulas de alongamento combatem as dores na lombar e nas pernas.
“É importante manter a regularidade do exercício, para que as mulheres sintam-se mais confortáveis no período menstrual”, frisou.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS