O Exército Brasileiro informou nesta terça-feira (6) a abertura de processo administrativo para apurar a denúncia de ameaça de um sargento contra dois médicos e equipe de plantonistas do Pronto Socorro do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no Acre.

O caso ocorreu na madrugada de domingo (4), durante atendimento à esposa do militar, que, segundo informações prestadas à polícia, teria caído e batido a cabeça. O casal apresentava sinais de embriaguez, de acordo com testemunhas.

Além de uma médica e um médico, foram ameaçados uma enfermeira e um técnico em enfermagem.

Conforme a denúncia, o sargento do Exército engatilhou uma arma de fogo dentro da sala de trauma do PS, em forma de ameaça, enquanto sua esposa era atendida.

Em nota assinada pela seção de comunicação social do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva – BIS, em Cruzeiro do Sul, o Exército informou que está em sintonia com a Polícia Civil da cidade, que conduz a investigação civil e ressaltou que não admite condutas que “afrontem seus valores e princípios.”

Após as denúncias, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e o Sindicato dos Médicos (Sindmed) emitiram notas em que repudiam a violência sofrida pelos médicos e a equipe plantonista da unidade.

Veja nota:

A respeito da ocorrência envolvendo militar do Exército, na cidade de Cruzeiro do Sul, na madrugada do dia 4 de fevereiro de 2024, o Comando de Fronteira Juruá/61° Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá/61° BIS) informa que:

O fato está sendo apurado por meio de procedimento administrativo instaurado pelo Comando do C Fron Juruá/61° BIS, organização na qual o militar está lotado.

Ao mesmo tempo, o Exército Brasileiro encontra-se em perfeita sintonia com a Polícia Civil da cidade de Cruzeiro do Sul/AC, que conduz a investigação na esfera civil, para a completa elucidação do ocorrido no Hospital do Juruá.

Reitera-se que o Exército Brasileiro não admite condutas que afrontem seus valores e princípios, sustentáculos da nossa Força.

Atenciosamente,

Seção de Comunicação Social do Comando de Fronteira Juruá/61° Batalhão de Infantaria de Selva