A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, considerado o maior evento de tecnologia, negócios e bioeconomia da Região Norte, começou na terça-feira (28), em Manaus.

A 3ª edição ocorre no Centro de Convenções Studio 5, localizado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. 

A entrada é gratuita.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Uma das principais atividades do primeiro dia do evento foi a mesa-redonda intitulada “Propriedade Intelectual & Transferência de Tecnologia para os inovadores em Bio&Tic na Amazônia”. 

O debate teve a participação da Suframa e prossegue até quinta-feira (30), visando alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis. 

Propriedade intelectual

Durante a mesa-redonda, o coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia, falou de Lei de Informática, entre outros assuntos.

“Uma das nossas metas é apoiar a disseminação da propriedade intelectual, especialmente os ativos de propriedade industrial, como as indicações geográficas, marcas coletivas e patentes, fomentando, assim, o desenvolvimento da nossa região”, salientou Igor Bahia.

Ainda segundo o gestor, em abril do próximo ano, está prevista a realização de um workshop referente ao assunto, na Suframa.

Coordenador-geral de Desenvolvimento Regional na Suframa, Igor Bahia
Coordenador-geral de Desenvolvimento Regional na Suframa, Igor Bahia – Foto: Divulgação/Suframa

Bioeconomia e mais temas

A mesa-redonda fez parte de uma série de debates e um conjunto de aproximadamente 90 palestras, com eixos temáticos voltados para:

– bioeconomia, biotecnologia e mercados;

– empreendedorismo e gestão de negócios;

– valorização dos saberes tradicionais;

– produções acadêmicas em BIO&TIC;

– Tecnologia da Informação e Comunicação e mercados;

– economia criativa e cultura.

Em meio às discussões, a feira conta com quatro espaços onde são realizados os eixos temáticos: palco principal, exposição, salas de trilhas do conhecimento e arenas. 

A expectativa dos organizadores é gerar mais de R$ 2,5 milhões em negócios.

RELACIONADAS

+ Empresa em RR receberá R$850 mil para implementação da Lei Paulo Gustavo

+ Governo cria poupança que incentiva estudantes do ensino médio