A Galeria do Senac Lapa Scipião oferece uma exposição gratuita na cidade de São Paulo, que estará disponível até dezembro, o ‘SUB/EMERSO’, de Bob Wolfenson.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A exposição reúne imagens de Bob Wolfenson que resistiram à inundação em seu estúdio.
Elas incluem retratos de atores, cantores e escritores, fotografias de editoriais de moda e polaroides com imagens de desfiles e personalidades do mundo da moda.
Em fevereiro de 2020, a cidade de São Paulo foi atingida por fortes chuvas, resultando em uma inundação no estúdio do premiado fotógrafo Bob Wolfenson, localizado no bairro da Vila Leopoldina.
O incidente afetou aproximadamente 80% de sua coleção fotográfica, acumulada ao longo de cinquenta anos de carreira.
Após um extenso processo de restauração, as imagens emergiram transformadas em obras de arte contemporânea.
A mostra destaca como as imagens podem adquirir novos significados, criando narrativas surpreendentes e assumindo um caráter contemporâneo imprevisível. Nas palavras de Bob Wolfenson:
“Aos meus olhos, as fotografias ganharam uma nova beleza, e as marcas deixadas pela água em sua superfície criaram uma ‘memória sobreposta’. Com essa herança, algumas das fotografias perderam sua bidimensionalidade e adquiriram uma materialidade acidental resultante de seu encontro com as águas.”
Sobre o fotógrafo
Bob Wolfenson é um dos fotógrafos contemporâneos mais destacados, com suas obras fazendo parte dos acervos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu de Arte Brasileira da Faap.
Em 2021, ele celebrou cinquenta anos de carreira, com destaques notáveis, incluindo uma edição da revista Elle, inteiramente dedicada à reinterpretação de seu trabalho.
O foco principal do fotógrafo são seus retratos icônicos, mas sua vasta obra abrange diversos outros gêneros da fotografia.
A exposição já está disponível e fica até o dia 5 de dezembro, na Galeria do Senac Lapa Scipião (Rua Scipião, 67 – Lapa), com entrada gratuita.
RELACIONADAS
+ ‘Incomodei pessoas’, diz ex de Manoel Gomes, do hit ‘caneta azul’
+ Jason Derulo é acusado de assédio pela cantora Emaza Gibson
+ Luísa Sonza sobre traição: ‘não tinha intenção de falar texto’