A Força Aérea Brasileira (FAB) está participando dos esforços de socorro às vítimas das enchentes ocorridas na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Dois helicópteros foram enviados na noite desta desta terça-feira (30), para auxiliar no resgate dos atingidos.

Banner Obras Acre 300x225

A FAB informa em seu perfil na rede X que colocou à disposição dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM).  A Força Aérea informa ainda que, sevido ao horário e às condições meteorológicas, a operação é auxiliada com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, dez pessoas morreram por conta das chuvas, 11 estão feridas e 21 ainda estão desaparecidas.

Ainda segundo a Defesa Civil, o município de Candelária se encontra em estado crítico e está recebendo atenção especial. Em uma das ações, a FAB resgatou uma família inteira que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento.

Os temporais, verificados em 103 municípios, afetaram mais de 19 mil pessoas, deixando mais de mil desabrigadas.  Além da FAB, aviões da Brigada Militar e da Polícia Civil também estão atuando nos resgates.

Em novembro do ano passado, o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores enchentes da sua história, que causou a morte de cerca de 50 pessoas.

A previsão é de que o volume de chuvas continue elevado. Os rios que estão sendo monitorados estão com níveis acima dos limites de alerta. A atenção, nos próximos dias, se estenderá aos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.