Fafá de Belém desabafou em suas redes sociais, nesta terça-feira (30), ao notar a ausência de artistas do Norte do Brasil no Rock in Rio.

“Onde está o boi-bumbá, o Caprichoso, o Garantido?”, questionou a cantora, que fez questão de destacar uma longa lista de artistas “excluídos”.

A nova polêmica é apenas mais uma das levantadas, durante os últimos dias, em relação à próxima edição do Rock in Rio, em setembro.

No Dia Brasil, em homenagem à música brasileira, vários gêneros se apresentam no festival, como o sertanejo, estreante no Rock in Rio. Por outro lado, diversas manifestações brasileiras ficam de fora do momento especial.

“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aíla, onde estou eu?”, questionou Fafá.

Rock in Rio 2024 atrações

No dia exclusivamente “brasileiro”, o Rock in Rio receberá cerca de 73 atrações, distribuídas em 14 gêneros musicais, como MPB, trap e samba. Em sua estreia, o sertanejo é representado por Chitãozinho & Xororó, Ana Castela, Luan Santana, Simone Mendes e muito mais.

Com o rock, artistas como Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido sobem no Palco Mundo. No trap, Cabelinho, Felipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi, Ryan SP e Veigh animam a festa. Agora, com os clássicos da MPB, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Margareth Menezes e Ney Matogrosso representam o gênero.

Além disso, o samba chega no Dia Brasil com Zeca Pagodinho, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares. Duda Beat, Glória Groove, Jão, Luísa Sonza e Lulu Santos chegam no pop e Criolo, Djonga, Marcelo D2, Rael e Karol Conká no rap.

A lista, recheada de artistas brasileiros, no entanto, não comporta nenhum nome da região Norte. Em sua crítica, Fafá não deixou de mostrar que existem opções.

Músicas da Fafá de Belém

Fafá de Belém coleciona, em seus quase 50 anos de carreira, diversos sucessos em sua voz, como “Eu Sou De Lá”, “Nuvem de Lágrimas”, “Emorio” e “Vermelho”.

Diretamente do Norte do Brasil, a cantora é referência para os artistas da região. Fafá já recebeu prêmios de “Melhor Cantora” e “Melhor Álbum”, na categoria popular, no Prêmio da Música Brasileira.

Em entrevista ao G1, em 2021, a artista já comentava sobre os desafios para ser reconhecida na música popular brasileira.