O sistema de abastecimento de água do bairro João de Barro, em Boa Vista-RR, entrará em fase de testes nesta terça-feira, 30. Assim, poderá ocorrer falta de água.

A informação é da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), que diz ainda, que a falta de água poderá ser no horário noturno, durante o procedimento.

Os testes ocorrerão de terça-feira, 30l, a quinta-feira, 2, no período da noite.

De acordo com o gerente de Serviços de Água, Paulo Anderson, os testes são necessários para corrigir possíveis falhas no sistema.

“Durante os testes, o abastecimento de água, que atualmente é realizado de forma improvisada, será paralisado para interligação e vistoria do novo sistema, o que poderá ocasionar baixa pressão na rede de distribuição de água. Esta é uma das fases mais importantes. Os poços serão interligados aos reservatórios elevado e apoiado, para verificar e corrigir eventuais vazamentos. A partir dessa etapa, o sistema trabalhará em conjunto fazendo captação, armazenamento e enviando a água tratada para a rede de distribuição”, explicou Paulo.

Conforme a Caer, o investimento no Centro de Reservação e Distribuição (CRD) do João de Barro é de aproximadamente R$ 13 milhões. 

Sobre a Obra

Iniciada em maio de 2022, segundo a Caer, a obra inclui a construção de um CRD, uma Estação Elevatória de Tratamento de Água e 44 mil metros de extensão de rede de água, que vai permitir a regularização de 3.800 ligações domiciliares.

O CRD conta com três poços artesianos, que juntos, vão produzir 150 mil litros por hora. 

A estrutura conta ainda com um reservatório apoiado com capacidade para 600 mil litros de água e um reservatório elevado, que tem capacidade para armazenar 300 mil litros de água.

Falta de água no João de Barro

Em março deste ano, moradores do bairro João de Barro, zona Oeste de Boa Vista-RR, relataram falta de água há cerca de dez dias.

O denunciante, que preferiu não se identificar, relatou que a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) havia disponibilizado um carro pipa para abastecer o bairro, mas o serviço foi suspenso.

falta de água Louça acumulada - Foto: Arquivo
Louça acumulada – Foto: Arquivo