Na manhã desta quarta-feira (13), familiares de detentos realizaram um protesto em busca de melhores condições aos presos nos presídios de Manaus.

A ação aconteceu em frente ao Fórum Henoch Reis, na avenida André Araújo, Zona Centro-Sul da capital.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Cerca de 300 pessoas estavam na avenida com cartazes reivindicando por melhores condições aos detentos, já que, segundo eles, a situação nos presídios é precária.

Conforme o relato de algumas mulheres que participaram do protesto, os detentos não têm uma alimentação adequada e recebem comida estragada, além de serem agredidos constantemente.

Segundo a dona de casa Elisângela, que tem um filho preso há 14 anos, ele já foi julgado, no entanto, a família não consegue o alvará de soltura dele.

“Eu preciso de uma resposta das autoridades competentes que façam alguma coisa, pois meu filho já foi julgado e até agora não liberaram o alvará de soltura dele, um grande descaso que fazem com todos nos”, destacou.

Algumas esposas de detentos choraram relatando a situação que seus esposos vivem dentro do presídio.

“Os nossos detentos estavam sem um pingo de água no banheiro, como meu esposo falou, tem dias que eu passo o dia sem tomar banho e sem escovar os dentes, são vários preso em uma cela dormindo um por cima do outro, tem dias que eu me desespero”, disse esposa de um dos presos que está grávida de 34 semanas.

Segundo a líder da manifestação, Anayara, o aplicativo da Seap não funciona para marcação de visitas, e quando acontecem as visitas elas passam somente duas horas dentro do sistema prisional.

“Nossos detentos já estão pagando pelo que fizeram aqui fora, por que eles continuam fazendo esse descaso com eles lá dentro? Só queremos lutar por melhorias e que eles tenham boas condições e ressocialização aqui fora”, finalizou.

Foto: Valéria Santana/Portal Norte

Dentre os pedidos feitos na manifestação estão: kits de higiene aos presos, visita do Ministério Público, fim da opressão dentro dos presídios, pessoas capacitadas na assistência social e atendimento médico adequado.

Assista ao vídeo do protesto:

Vídeo: Famílias dos detentos fazendo manifestação

RELACIONADAS

+ Gansos vigiam detentos em presídio de segurança máxima em SC

+ VÍDEO: ex-sargento acusado de feminicídio no Pará é preso no AM