Um protesto por melhorias nos presídios do Acre foi realizado por familiares de detentos, nesta segunda-feira (11), em Rio Branco.

O ato, realizado por familiares de presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, aconteceu no Centro da cidade.

Os manifestantes pedem por melhores condições de vida aos detentos, o fim das restrições de visitas, alimentação adequada e melhorias na infraestrutura das celas.

O protesto fechou a Ponte Sebastião Dantas, conhecida como “Ponte de Concreto”, que conecta o Primeiro e o Segundo Distrito da capital acreana.

A maioria dos manifestantes era composta por mulheres, que pedem pela presença das autoridades de segurança. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Protesto pelas ruas

O protesto começou em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e seguiu em uma caminhada até a avenida Ceará, em frente ao Estádio José de Melo.

Os familiares descrevem as condições atuais no sistema prisional como extremamente precárias.

Segundo eles, os presos enfrentam uma série de dificuldades, incluindo a falta de produtos de higiene, remédios e atendimento médico. 

Os manifestantes e seus apoiadores continuam a pressionar por mudanças no sistema prisional do Acre, buscando garantir condições humanas e dignas para os presos. 

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) emitiu uma nota em resposta às reivindicações, explicando que as visitas continuam suspensas devido às reformas após a rebelião ocorrida em 26 de julho.

Confira a nota na íntegra:

O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), informa que as visitas permanecem suspensas no Presídio Antônio Amaro Alves devido às obras de reforma no local. Dos sete pavilhões que foram destruídos durante a rebelião ocorrida em julho deste ano, dois já foram reformados e um está em reforma.

O Iapen entende a importância da família e, por isso, trabalha para que haja o retorno das atividades normais na unidade. Todas as ações tomadas pelo instituto visam garantir a segurança dos próprios visitantes, dos reeducandos e dos servidores daquele local.

O Iapen destaca que todos os direitos estão assegurados aos apenados. Todos os dias os internos têm recebido visitas de seus advogados.

Além disso, é fundamental ressaltar que os órgãos de fiscalização do Estado estão plenamente cientes de todas as ações adotadas na referida unidade. As comissões de Direitos Humanos, juntamente com a Comissão de Combate à Tortura, têm acompanhado de perto todas as operações e atividades na referida divisão prisional.

O Iapen está aberto ao diálogo para abordar e resolver quaisquer preocupações que possam surgir.

RELACIONADAS

+ Dois detentos em trabalho externo fogem de presídio no AC

+ Detento é morto a facadas durante banho de sol em presídio no Acre

+ VÍDEO: imagens mostram início da rebelião em presídio do Acre