Um fazendeiro fez a entrega voluntária de um filhote de onça-pintada no município de Aparecida do Rio Negro, em Tocantins, na tarde desta sexta-feira (17).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A operação inusitada chamou a atenção na região próxima à rodovia TO 020.

O homem entrou em contato com a Companhia de Operação e Divisas (COD) da Polícia Militar, manifestando a intenção de realizar a entrega voluntária do animal silvestre.

Ao chegarem ao local, as autoridades constataram que se tratava de um filhote de onça-pintada.

O comandante da COD, major Fábio, explicou que a operação transcorreu de maneira segura e eficiente, graças à colaboração do fazendeiro e da equipe especializada.

“Recebemos o chamado do fazendeiro, que agiu de maneira consciente e responsável ao contatar as autoridades para a entrega da filhote. Nossa equipe atuou prontamente para garantir a segurança do animal e de todos os envolvidos”, destacou o major.

Conforme os profissionais, o animal tem de três a quatro meses de vida. A onça-pintada foi encontrada bastante debilitada.

A filhote será encaminhada para o Centro de Fauna do Tocantins (cefau) que tem a finalidade de receber, identificar, triar, recuperar e destinar animais silvestres provenientes de ação de fiscalização, resgate ou de entrega voluntária.

Veja resgata da onça-pintada:

A filhote será encaminhada para o centro de fauna do Tocantins (Cefau)

A Cefau recomenda que caso você crie ou encontre um animal silvestre, nativo ou exótico, é possível realizar a entrega voluntária nas instituições que recebem e tratam de animais silvestres.

Este processo de entrega isenta a pessoa de ação penal, caso o animal não seja legalizado.

“A filhote será submetida a um processo de reabilitação, visando prepará-la para no futuro talvez ser reintegrada ao seu habitat natural. Este é um passo crucial para a preservação da biodiversidade e a contribuição para a conservação da fauna local”, pontua o militar.

RELACIONADAS

+ Capivara ‘Filó’: influencer se despede e entrega animal ao Ibama

+ Após fama com capivara, influencer do AM é multado e tem que entregar animal

+ Assembleia aprova PL’s para segurança e proteção animal em Roraima