Um comunicado divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre o programa Desenrola Brasil que começou na última segunda-feira (17), alerta sobre possíveis golpes nas plataformas digitais.

O objetivo do programa é reintroduzir brasileiros com restrição de crédito e permitir melhores condições de renegociação de dívidas bancárias.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a instituição, é preciso ter atenção para não ser vítima de golpe por meio de links falsos que podem enviar os dados confidenciais do interessado na renegociação e também usar os dados para realizar transações financeiras.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban alerta que “É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco.”

Além disso, a indicação é que “Os cidadãos interessados em renegociar as dívidas dentro do Programa Desenrola Brasil só busquem informações dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como agências, no internet banking ou em seus aplicativos bancários. Se for negociar no internet banking, sempre digite você mesmo o endereço da instituição financeira”.

RELACIONADAS

+ Saiba como identificar e evitar golpe do cartão trocado em Manaus

+Polícia faz alerta sobre golpe do ‘leilão falso virtual’ no Amazonas

A Federação ainda alerta que não faz o envio de comunicado para a renegociação de dívidas no Desenrola.

Caso o cliente receba alguma mensagem do tipo como a logotipo da entidade ou de bancos, deve excluir imediatamente e entrar em contanto com os canais oficiais das in instituição financeira, como agência, internet banking e aplicativo bancário.

O que fazer para não cair em golpe ?

  • Verifique o endereço do site, muitas vezes, o golpista usa domínios com grafia parecida com a empresa pela qual ele está tentando passar;
  • Nunca clique em links em e-mails, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. Digite o endereço da empresa direto no navegador;
  • Preste atenção no layout, se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, layout mal formatado;
  • Cuidado com selos de segurança, em alguns casos o golpista usa elemento visuais que passam confiança por meio de selos de segurança.