Após registros de Febre Amarela no estado, a Prefeitura de Boa Vista reforça a importância da vacina contra a doença à população que ainda não foi imunizada.

Seguro e gratuito, o imunobiológico fica disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, segundo a Prefeitura.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Para se vacinar, o usuário deve apresentar o cartão de vacina na unidade de saúde escolhida para o procedimento.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras, o indicador estipulado pelo Ministério da Saúde é de 100% de cobertura para a vacina contra a Febre Amarela.

“A vacina é segura e muito importante para a nossa região, pois somos uma região da América do Sul, área com grande incidência para a doença. A vacina contra essa doença é uma das únicas com meta estipulada para 100% de cobertura vacinal para todo o país, diferentemente das demais”, disse.

Imunização da Febre Amarela tem novo esquema vacinal

Depois de novo entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, o esquema vacinal da Febre Amarela mudou.

O imunobiológico não passou por alterações, segue sendo o mesmo. A mudança é voltada apenas para a interpretação da OMS com relação à administração das doses de vacinas.

Antes da mudança, a recomendação era de que a dose de reforço contra a Febre Amarela deveria ocorrer de dez em dez anos.

Crianças com nove meses de vida podem se imunizar contra febre amarela
Crianças com nove meses de vida podem se imunizar contra febre amarela – Foto: Prefeitura de Boa Vista

Atualmente, funciona da seguinte forma: a primeira dose do imunizante deve ser aplicada em crianças com nove meses de vida, o reforço deve acontecer aos quatro anos de idade.

Pessoas de 5 a 59 anos, não vacinadas ou sem comprovante, devem receber dose única da imunização contra a Febre Amarela.

Quem tomou apenas uma dose de vacina antes de completar cinco anos, pode receber a de reforço. Idosos com 60 anos ou mais devem passar por avaliação médica antes de se vacinar.

Como a febre amarela é transmitida

Atualmente o Ministério da Saúde monitora dos ciclos de transmissão da Febre Amarela, são eles: silvestre e urbana.

No ciclo silvestre (Floresta ou zona rural), o ser humano acaba sendo o hospedeiro acidental do vírus. No urbano, o transmissor é o mosquito Aedes aegypti, infectado pela doença.

RELACIONADAS

+ Boa Vista inicia testes rápidos em 8 unidades de saúde para detectar malária

+ Campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 16 de novembro em RR