Parecida com a Dengue, a Febre Oropouche vem somando uma série de casos desde o começo do ano no Norte do Brasil. Para se ter uma idéia, já superou mais de 70% dos casos do ano passado, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

De acordo com o Metrópoles, como o registro de dengue, oropouche e chikungunya são muito próximos, fica difícil de saber qual é, pois apresentam os mesmo sintomas no corpo humano.

Segundo Eduardo Fonseca, professor de Farmácia da Universidade Augusto Motta (Unisuam), existe a possibilidade de infecção cruzada caso a pessoa viva numa região onde ocorre a circulação concomitante dos três vírus e que tenha a presença dos mosquitos que transmitem cada um deles.

A infectologista Fabiana Romabello, médcia do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, explicou que a febre oropouche é uma doença infectocontagiosa, causada por um arbovírus comum em áreas tropicais. A transmissão ocorre pela picada do mosquito de uma espécie específica, o Culicoides paraensis, que popularmente ganhou o nome de “mosquito pólvora”.

Os principais sintomas da febre oropouche são bem semelhantes com os casos de dengue e chikungunya. São eles:

  • Predominância de dor de cabeça e muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Náuseas;
  • Diarréia;
  • Manchas avermelhadas na pele

Assim como nas outras infecções, é esperado a resolução do quadro em 7 dias.