A comunidade de Mumbuca, no município de Mateiros, Tocantins, celebrou com entusiasmo a Festa da Colheita do Capim-Dourado, no último fim de semana.

O evento marca o início da temporada de colheita dessa preciosa matéria-prima usada na confecção de artesanato.

A festa, que aconteceu de sexta (15) até o domingo (17), foi promovida pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca, com o apoio do Governo do Tocantins.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Festa da Colheita do Capim-Dourado não é apenas um momento de celebração, mas também uma oportunidade para que os visitantes conheçam de perto a cultura e as tradições da comunidade.

Na ocasião, os turistas de todos os cantos do país também podem compreender mais sobre o processo de produção do artesanato de capim-dourado.

O evento contou com debates sobre o manejo sustentável do capim-dourado, a importância do turismo de base comunitária, maratonas, torneio de futebol, corrida de cavalos, mesa redonda e apresentações culturais.

Um dos momentos mais aguardados da festa foi a colheita simbólica do capim-dourado e o desfile de moda com peças adornadas com essa matéria-prima única.

Capim- dourado

O capim-dourado, apesar do nome, não é uma gramínea, mas uma planta da família das sempre-vivas.

É considerado uma das preciosidades do Tocantins e é encontrado também em outros estados do Brasil onde o bioma Cerrado está presente.

A planta é a principal matéria-prima para a confecção de bolsas, bijuterias e objetos de decoração, especialmente pelos artesãos quilombolas da região.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) desempenha um papel crucial na preservação do capim-dourado, fiscalizando a região para evitar incêndios e queimadas ilegais que possam afetar as áreas de cultivo.

Além disso, a colheita do capim-dourado só é permitida a partir do dia 20 de setembro para aqueles que possuem autorização do Naturatins e está restrita à produção artesanal.

RELACIONADAS

+ Edital de apoio às festas folclóricas é prorrogado no Amazonas

+ Confira agenda das ‘festas julinas’ deste fim de semana em Manaus