Faltando apenas dois dias para o Festival de Parintins 2024, conheça um dos itens mais famosos do festival: o ritual indígena. Com muita dança, brilho e ritos, o item 4 promete um mergulho nas representações do líder religioso dos povos amazônicos.

De acordo com o g1, o duelo entre os bois acontece no “Bumbódromo”, na Ilha Tupinambarana e ele apresenta 21 itens oficiais de cada boi-bumbá. Entre eles, o item 4, que é o ritual indígena. Nesse momento, acontece o surgimento do pajé, líder espiritual e religioso dos povos indígenas.

O processo criativo de cada boi é diferente, mas os dois têm como seu maior aliado as cores e danças nas representações. Para o diretor de concentração do Boi Caprichoso, Zandonaide Bastos, a originalidade é a peça principal. “A gente precisa trabalhar com originalidade, trazer todas a um contexto pra que esse esse ritual ele possa ser traduzida da melhor forma que se aproxime da realidade”, contou ao g1.

Enquanto para o Marialvo Brandão é vice-presidente do Garantido e coordenador geral de alegorias, ele falou um pouco a estrutura e os figurantes. “Em média, nós construímos um palco para 60, 80 figurantes atuarem na parte cênica do ritual. No ritual, é a estrutura que apresenta o pajé, que é o item principal que faz a composição”, explicou.

Confira o horário das apresentações: