O Boi Caprichoso é o responsável por finalizar a terceira noite do 57º Festival Folclórico de Parintins e levou o “Relógio do Clima” para protestar pela preservação da natureza.
Criado por Gan Golan e Andrew Boyd, dos Estados Unidos, o “Relógio do Clima” mostra uma contagem regressiva para reverter os impactos da destruição do meio ambiente no clima.
O relógio mostra que faltam 5 anos para evitar as catástrofes climáticas, pois a temperatura média da Terra vai aumentar 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, que representa um limite crítico segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Com uma performance emotiva e a presença de lideranças indígenas, o Caprichoso protagonizou a defesa pela demarcação de terras e a consequente preservação da natureza.
Vale lembrar que para esta terceira noite do Festival de Parintins em 2024, o Touro Negro tem a proposta de apresentar um “canto-manifesto, que clama pela vida e pela sobrevivência da floresta”, diz.
Festival de Parintins além do Relógio do Clima
O Festival Folclórico de Parintins ocorre de 28 a 30 de junho, onde Caprichoso e Garantido competem pelo título de melhor bumbá.
O Garantido é o maior ganhador, com 32 vitórias, contra 25 do Caprichoso. Para o lado azul, no entanto, a vitória pode representar o tricampeonato consecutivo.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.